Agricultura e Sustentabilidade
A agricultura para mim sempre foi um tema de extrema importância e está diretamente relacionado à gastronomia. Agricultura faz parte da vida, do sustento e é a origem de tudo o que nos cerca.
Ultimamente tenho lido mais a respeito para aprender e entender melhor a origem e como funciona todo o processo produtivo dos alimentos.
Recentemente recebemos um convite da Bayer para participar da Conferência Global Future of Farming Dialog 2017, em Monheim na Alemanha. Fiquei muito feliz e empolagada por ser um assunto do meu interesse.
Esse é um evento mundial super importante que reúne líderes influentes do setor agrícola, dentre eles representantes do setor, do governo, de universidades e ONGs, para falar sobre os desafios atuais, da importância e do futuro da agricultura em vários países.
Representatives of the Crop Science Executive Committee (from left to right): Marc Reichardt, Adrian Percy, Liam Condon, Bernd Naaf and Mathias Kremer
Diversos temas relevantes foram abordados, como:
- Alimentação mundial
- Desperdício de comida
- Limitação de alimentos e falta de espaço para as plantações
Uma das questões principais foi a SUSTENTABILIDADE, onde o objetivo é tornar o sistema alimentar do mundo mais sustentável resultando em um futuro melhor para todos.
Sustentabilidade é um tema atual, e está havendo uma maior conscientização sobre as diferentes formas de se preservar o meio ambiente. Afinal, quando se fala em “sustentabilidade” o objetivo é entender as necessidades reais da população no presente, priorizando a natureza, que é o nosso bem maior, para garantir sua existência para as gerações futuras.
Por isso, é importante que as pessoas coloquem em prática estudos e ideias que desenvolvam a sociedade sem prejudicar a natureza, ou seja, evoluir sem afetar os recursos naturais.
A divisão de agronegócios da Bayer, a Crop Science, juntamente com a área de pesquisas falou do compromisso em investir em inovação, tecnologias digitais e desenvolver soluções agronômicas para diversos tipos de agricultores pensando na questão da sustentabilidade.
Nessa viagem também tivemos a oportunidade de conhecer as instalações da Bayer na Alemanha.
A empresa fica em uma área reservada e afastada do centro, está repleta de verde em um ambiente maravilhoso de trabalho.
Tivemos também a oportunidade de conhecer alguns Centros de Pesquisas da empresa.
Conhecemos a equipe da Bayer, que aliás deixaram essa viagem de trabalho super leve e agradável.
Ainda, participamos de algumas atividades para conhecer melhor a região e entender o trabalho que a Bayer realiza. Nem preciso dizer que as melhores atividades para mim foram as visitas “em campo”, adoro esse contato com a natureza.
Eu sempre conheci a Bayer como uma marca de medicamentos, e agora passei a conhecê-la na área da agricultura, e fiquei feliz em saber que a empresa investe fortemente em pesquisas e está preocupada em ajudar a alcançar resultados positivos, inclusive em projetos da ONU relacionados ao combate à fome e à pobreza.
Agora vamos fazer a nossa parte, e aguardar cenas dos próximos capítulos sempre com o mesmo objetivo em comum: A preservação do meio ambiente.
Um beijo, Sandra