Destino: PETRA – Jordânia
Petra está localizada no grande vale da Jordânia, que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba. É considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e é também uma das novas sete maravilhas do mundo. Acho que essa definição foi muito bem avaliada, pois Petra é um lugar mágico, rico em história e encantador.
Como não há voo direto do Brasil para Petra, fomos de avião até Aqaba, e de lá tomamos um carro até Petra (o que leva em torno de 1 hora e meia). É claro que estávamos muito cansados depois de um voo de praticamente 16 horas a partir do Brasil (já que também teve uma conexão em Istambul), mas depois que você chega no lugar fica muito feliz, e já pensa em quando vai voltar. O povo é muito simpático e hospitaleiro.
Petra foi construída pelo Nabateus, um povo ancestral dos árabes que se estabeleceram em Petra a partir do ano de 312 a.C. Cada buraquinho desses no meio das rochas era um local de moradia desse povo.
A paisagem é linda e muito diferente de tudo o que já vi até hoje. Apaixonante…
Essas rochas são coloridas naturalmente, devido à quantidade de minerais. Um verdadeiro colírio para os olhos… Que natureza!
Uma boa dica é se preparar para grandes caminhadas se quiser conhecer todo o sítio arqueológico, onde é preciso ter fôlego e muita água (rsrs). Afinal, você estará literalmente no deserto. Mas não desanime por isso, pois cada pedacinho que você conhecer de Petra terá valido muito a pena.
Um momento imenso de alegria para mim, foi ver um camelo pela primeira vez…
E o melhor ainda é andar nele. Adorei! Não posso negar que tomei um baita susto, porque quando você sobe ele está deitado no chão e de repente ele levanta e fica gigante… meu coração disparou nessa hora, cheguei a dar um gritinho e morri de vergonha… (rsrs) coisas de turistas, né gente?!
Um dos monumentos mais famosos é O Tesouro. O nome ” O Tesouro” deriva de uma lenda onde bandidos ou piratas teriam escondido neste local o seu tesouro saqueado. Mas segundo a história, esse monumento provavelmente foi construído como mausoléu para o rei Aretas IV no início do século I. Além de toda sua rica história, vários filmes já foram gravados usando esse espaço como cenário.
Outro famoso monumento é O Monastério. Esse nome se baseia pela sua localização remota (você caminhará muito até chegar aqui), e devido a algumas cruzes desenhadas no seu interior. O Monastério foi utilizado como igreja no período bizantino, mas originalmente foi construído como um templo supostamente dedicado ao rei Obodas I – século I a.C.
Começa a escurecer e aparecem novas paisagens para admirarmos. Essa fotografia foi feita pelos olhos do meu marido. Eu amei! Estou no meio do deserto admirando o incrível pôr do sol.
À noite, o show em Petra continua… O caminho ao monumento O Tesouro é repleto de velinhas espalhadas pelo chão. Chegando lá você fica sentado em cima de tapetes espalhados pela areia, ouvindo músicas típicas tocadas ao vivo e ainda lhe servem um chazinho bem quentinho para aquecer o friozinho que faz à noite. Sem dúvida um momento inesquecível e muito romântico!
Reserve uma noite para a aula de culinária Petra Kitchen, onde você aprende receitas típicas da região e prepara o seu próprio jantar!
Umas das experiências mais interessantes dessa viagem foi desfrutar de um típico jantar beduíno no deserto de Wadi Mousa. É feito um acampamento com tendas, tapetes, fogueira e muita comida boa. Uma estrutura muito bacana e uma experiência organizada lindamente pelo Marriott Petra Hotel.
Enquanto o jantar está sendo preparado debaixo da areia (estamos no deserto e nossa comidinha está embaixo desse foguinho na foto abaixo), você fica degustando um delicioso chá beduíno bem docinho para aquecer. E lá, durante o dia faz um calor absurdo, mas à noite faz muito frio e o vento é bem forte.
O prato mais típico da Jordânia é o Mansafe (carneiro servido com iogurte, acompanhado de arroz branco e pão), e foi essa a nossa escolha. A mesa é farta, repleta de pepino, azeitonas, salada turca, pasta de grão de bico (Homus), tomates, pasta de berinjela (Babaganoush), entre outras delícias.
Tradicionalmente se come com as mãos, mas para evitar a bagunça (afinal não temos esse hábito no Brasil rsrs) comemos com talheres mesmo. E de sobremesa, deliciosos doces preparados com massa folhada, creme de queijo e pistache.
Pesquisamos muitos hotéis na região quando estávamos programando a viagem, pois queríamos ficar bem instalados, próximo do sítio arqueológico e ao mesmo tempo poder viver experiências regionais. Ficamos muito felizes e satisfeitos com a nossa escolha do Marriott Petra Hotel, que fica localizado no lindo deserto de Wadi Mousa. Veja que bela paisagem!
O café da manhã é uma delícia! Você já começa o dia com comidinhas locais como pepino, azeitonas, legumes em conservas, tomates, tâmaras, diversos tipos de pães (um mais gostoso que o outro) e muitas outras delícias.
Essa viagem foi sem dúvida uma das melhores que já fizemos… nos deixou com lindas lembranças e fotos maravilhosas. Foi bem difícil selecionar as fotos para este artigo, já que minha vontade era colocar muito mais rsrs, mas tive que me controlar senão também vocês iriam enjoar de tanto me ver.
Espero que vocês tenham gostado! E para quem procura uma viagem cultural, histórica e gastronômica, Petra é um grande destino!
*
Onde se hospedar?
Site: www.petramarriott.com
*
Sobre Petra: www.visitpetra.jo
Agências de viagens para passeios:
www.speedsystem.com.br / www.facebook.com/uniquetravelcollection
*
Boa viagem !