Risoto de abóbora e bacon
Rendimento: 2 porções
Hoje eu apresento uma receita deliciosa de um RISOTO bem cremoso de ABÓBORA e BACON. Pensei nessa combinação pois desde pequena sempre adorava quando tinha em casa um refogadinho de abóbora com bacon, esses dois ingredientes juntos são incríveis, e nesse risoto ressaltou ainda mais todos os sabores com um toque especial de tomilho.
Nessa receita eu utilizo o Arroz Arbóreo da Paganini, que assim como o arroz do tipo carnaroli, são grãos indicados para o preparo de risotos. Quando utilizamos esses tipos de grãos não devemos lavar o arroz, pois por possuírem mais amido, eles deixam o prato cremoso naturalmente.
Impressione a todos preparando essa receita super prática e muito saborosa! E depois volte a aqui para me contar o que você achou. Confira essa sugestão!
Risoto de abóbora e bacon
INGREDIENTES:
- 1 xícara (chá) de arroz arbóreo Paganini
- Aproximadamente 1,2 litros de água +2 caldos de legumes ou a mesma quantidade de caldo de legumes caseiro
- 250g de bacon em cubinhos
- 200g de abóbora (paulista ou japonesa) descascada em cubinhos
- 1 cebola grande picada
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- folhas de tomilho
- Azeite de oliva Paganini
- 1/2 xícara (chá) de vinho branco
- 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão
MODO DE PREPARO:
1- Na panela frite o bacon até começar a dourar (não precisa colocar nenhum outro tipo de gordura). Escorra em papel toalha e reserve.
2- Na mesma panela coloque 1 colher de manteiga, um fio de azeite e doure a cebola. Acrescente as abóboras em cubinhos pequenos, as folhinhas de tomilho e o arroz. Misture bem.
3- Acrescente o vinho branco e deixe reduzir.
4- Enquanto isso em outra panela despeje a água e quando ferver dissolva o caldo de legumes, ou se possível utilize a mesma quantidade de caldo de legumes caseiro.
5- Continue o risoto acrescentando aos poucos o caldo. Conforme o caldo for secando siga adicionando e mexendo.
6- Quando o risoto estiver quase no ponto adicione o bacon que estava reservado, o parmesão, a outra colher de manteiga e misture.
7- O arroz deve estar macio e cremoso.
Bom apetite!
Clique aqui e conheça os produtos da Paganini:
www.paganinigastronomia.com.br
Edição: Agosto/2015